NOTÍCIAS

NOTÍCIAS Palestras

Postado em 12 de Julho de 2017 às 10h36

Direito imobiliário é tema de palestra promovida pelo Secovi Sul

Institucional (33)Mercado imobiliário (30)Palestras (5)
  • SECOVI SUL/SC - Sindicato da Habitação -

Incorporação imobiliária e as formas de estruturação jurídica serão abordadas pelo advogado especialista em Direito Imobiliário, Rodrigo Silva Ferraz de Campos

Preocupados com questões jurídicas e novas leis para o setor imobiliário, muitos corretores e empresários do setor acabam recorrendo ao Sindicato da Habitação do Sul de Santa Catarina (Secovi Sul/SC) para tirar dúvidas e buscar apontamentos. Pensando nisto, a entidade promove, no próximo dia 18, uma palestra com o advogado especialista em Direito Imobiliário, Rodrigo Silva Ferraz de Campos, sobre “Incorporação imobiliária e as formas de estruturação jurídica”. O evento será na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), a partir das 19 horas.

“Vamos abordar o olhar jurídico sobre a incorporação imobiliária e as formas de estruturação de empreendimentos dentro da Lei 4591, que é a Lei de regulamentação. A ideia também é explicar como se trabalha a parte documental imobiliária e a importância de ter um profissional jurídico auxiliando nisto para que as pessoas da área possam empreender com segurança”, adianta Campos.

A opinião é compartilhada pelo presidente do Secovi Sul/SC, Juarez Sabino. Segundo ele, é fundamental ter um profissional do setor jurídico lado a lado com o corretor ou a imobiliária, por exemplo. “Além de ser mais seguro, também é mais ágil. Às vezes, não conseguimos tirar todas as dúvidas do associado ou saná-las dentro de um tempo hábil porque são muitas demandas. E tempo é algo valioso, principalmente quando negociações imobiliárias estão sendo tratadas”, destaca Sabino.

A palestra é voltada para profissionais e empresas dos setores imobiliário, jurídico e de construção civil da região Sul catarinense, como construtoras, incorporadoras, corretores, imobiliárias, loteadores, engenheiros e advogados. Mais informações e inscrições para o evento podem ser feitas através do telefone (48) 3437.6039 ou pelo e-mail secovicr@gmail.com.

Confira abaixo o conteúdo programático da palestra:

Conceito e história da incorporação imobiliária;
Legislações aplicáveis;
Direitos e deveres do incorporador;
O Contrato de Permuta nas incorporações imobiliárias;
Construção a preço de custo;
Condomínio de casas;
Condomínio de lotes;
Condomínio rural;
Condomínio multiuso;

Perfil do palestrante

Rodrigo Silva Ferraz de Campos é advogado, sócio-proprietário do escritório Jensen & Ferraz Advogados Associados, graduado pela Universidade do Vale do Itajaí, pós-graduado em Direito Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina, professor em nível de pós-graduação na área Notorial e Registral pelo Instituto Brasileiro de Estudos (Ibest), professor de pós-graduação do Curso de Especialização em Direito Imobiliário pelo Cesusc e Univali/Itajaí, membro da Comissão de Direito Imobiliário da Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina (OAB/SC), consultor dos Tabelionatos de Notas de Araranguá e Biguaçu e Registros de Imóveis de Araranguá, Jaguaruna e Mafra.

Atenciosamente,
Nazario & Bortot Comunicação
Assessoria de Imprensa Secovi Sul/SC


Postado em 11 de Junho de 2017 às 14h00

Diante da crise, saber prospectar e vender se torna ainda mais importante

Vendas (12)Institucional (33)Palestras (5)Mercado imobiliário (30)Eventos (12)

Economista e professor Luiz Mazanek abordará o assunto para profissionais do ramo imobiliário

A crise econômica e política que ocorre no Brasil afeta milhares de brasileiros, mas, enquanto alguns se acomodam e lamentam, outros enxergam uma boa oportunidade para empreender e fazer a diferença. E é esta a proposta da palestra proferida pelo economista, professor e vendedor Luiz Mazanek: Prospectar e Vender em Tempos de Crise e em Qualquer Tempo. O evento promovido pelo Sindicato da Habitação do Sul de Santa Catarina (Secovi Sul/SC) acontece no próximo dia 20, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), a partir das 19 horas.

De acordo com Mazanek, o medo de perder o emprego faz com que as pessoas reduzam seus gastos e compras, mas não com que elas parem de fazer isso. Neste ponto, segundo o palestrante, o setor imobiliário leva vantagem porque “as pessoas precisam morar, então elas continuam investindo em imóveis, é um ciclo contínuo. Independente do delicado momento político e econômico que o país vive, o setor de imóveis não parou”.

Ainda conforme ele, houve, sim, um decréscimo, mas não tão significativo ou por completo, como ocorreu em outras áreas. O professor lembra que as imobiliárias e os agentes precisam ser eficientes neste momento e saber lidar com os antigos e atuais clientes, pois não sabem quando um novo cliente vai entrar na empresa para fechar negócios.

Na palestra, ele explica como fazer isso, passa dicas aos empresários e vendedores e também aborda o que considera ser o tripé do setor: emprego, renda e crédito imobiliário. “Quando falamos nestes três pontos, a região Sul é privilegiada porque não temos os mesmos índices de desemprego de outros estados. Aqui, os empresários estão construindo, as empresas investindo e a vontade de adquirir imóvel continua crescendo”, assegura Mazanek.

Ele já ministrou cursos na região em 2015 e 2016 e, agora, retorna para uma palestra, destaca o presidente do Secovi Sul/SC, Juarez Sabino. “O Mazanek é muito conhecido no meio imobiliário, trabalha com formação para esse mercado e de varejo há mais de 20 anos, então será um evento enriquecedor para profissionais do ramo imobiliário. Ele traz novas metodologias de vendas, principalmente para momentos de maior dificuldade, e mostra por que é importante manter o entusiasmo mesmo diante de uma crise”, finaliza Sabino.

Mais informações sobre a palestra, valores e inscrições podem ser obtidas através do telefone (48) 3437.6039 ou pelo e-mail secovicr@gmail.com.

Atenciosamente,
Nazario & Bortot Comunicação
Assessoria de Imprensa Secovi Sul/SC


Postado em 31 de Maio de 2017 às 15h33

Secovi Sul/SC e Caixa promovem palestra sobre mercado do crédito imobiliário

Institucional (33)Mercado imobiliário (30)Vendas (12)Palestras (5)Eventos (12)

Vice-presidente do banco federal estará dia 8 de junho em Criciúma para tratar do tema

Nos últimos 24 meses, cerca de 40% do mercado residencial no Sul catarinense foi movimentado graças ao Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. Em Criciúma e região, no mesmo período, o programa foi atribuído a aproximadamente 80% dos financiamentos residenciais. Os números são do Sindicato da Habitação do Sul de Santa Catarina (Secovi Sul/SC) e é em parceria com a entidade que o vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal (CEF), Nelson Antônio de Souza, vem a Criciúma no dia 8 de junho para falar sobre “Mercado do Crédito Imobiliário”.

De acordo com o gerente regional Construção Civil da Superintendência Sul de Santa Catarina da Caixa, João Cláudio Vieira, na palestra serão abordados o cenário atual deste mercado, as perspectivas para o futuro, como está o setor de Construção Civil no país e qual o papel da CEF como agente nestas tratativas de crédito imobiliário.

“É um evento gratuito aberto para pessoas ligadas ao mercado imobiliário e ao setor de construção civil, como imobiliárias associadas ao Secovi, correspondentes imobiliários, construtoras ligadas ao Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Sul Catarinense), incorporadoras, loteadoras, todos os associados da Acomac Sul (Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção da Região Sul de SC), além de parceiros da Caixa”, explica João Cláudio.

Para o presidente do Secovi Sul/SC, Juarez Sabino, este tipo de evento reforça a credibilidade do mercado imobiliário na região e será uma ótima oportunidade de aprendizado e atualização para quem já está ligado ou se interessa pelo setor.

“Com o implemento do Minha Casa, Minha Vida cresceu muito o número de financiamentos residenciais. Estamos falando de mais de três milhões de casas construídas no Brasil com recursos do programa através da Caixa. Por isso, reforço que o mercado imobiliário anda de mãos dadas com os agentes financeiros e é importante saber como eles estão se comportando no atual momento econômico do nosso país”, destaca Juarez.

O encontro será na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), das 9 horas às 11 horas, sendo que, ao final, o palestrante abre espaço para perguntas dos participantes. As inscrições poderão ser feitas antecipadamente e também no local, a partir das 8 horas. Mais informações através dos telefones 48-2101.1616 (Superintendência Regional da CEF) , 48-3437.6039 (Secovi Sul/SC) e pelo email:sr2624sc@caixa.gov.br. No evento também será promovido o lançamento do 1º Salão do ImóvelSecovi e 13º Feirão Caixa da Casa Própria.

Perfil do palestrante – Natural de São Paulo (SP), Nelson Antônio de Souza é graduado em Letras e em Psicologia. Possui MBA em Administração e Marketing pelo Instituto de Estudos Empresariais do Rio de Janeiro. Iniciou a carreira na Caixa em 1979 e já ocupou os cargos de Diretor Executivo de Gestão de Pessoas, Chefe de Gabinete da Presidência, Superintendente Nacional da Região Nordeste e do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), entre outros. Em 2014, assumiu a Presidência do Banco do Nordeste, ano em que a instituição registrou o maior resultado financeiro da sua história. Em 26 de agosto de 2015, tomou posse como Vice-Presidente de Habitação da Caixa.

Texto: Vanessa Amando / Partner NBCom

Fotos: Arquivo Secovi

Nazario & Bortot Comunicação
Assessoria de Imprensa Secovi Sul/SC


Postado em 17 de Abril de 2017 às 08h27

Segurança em condomínios é abordada em palestra com Coronel Cabral

Institucional (33)Condomínios (14)Palestras (5)

Encontro promovido pelo Secovi Sul/SC contou com a presença de síndicos, gestores e outras lideranças da comunidade em geral

Na noite desta quarta-feira, 12, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), aconteceu uma palestra sobre segurança em condomínios. Focado para síndicos de prédios e condomínios, mas voltado também para a comunidade em geral, o encontro promovido pelo Sindicato da Habitação do Sul de Santa Catarina (Secovi Sul/SC) foi conduzido pelo ex-comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Criciúma, hoje na reserva da PMSC, Coronel Márcio José Cabral.

“A palestra é para líderes. Falamos sobre os aspectos que devem ser observados para gerar mais segurança nos condomínios, especificamente, mas também tratamos sobre o crime e a violência de forma geral”, explicou o Coronel. Segundo ele, falar sobre isso gera impacto nas pessoas, principalmente quando elas desempenham papéis de liderança, como no caso dos síndicos.

“Como líderes, eles podem influenciar na cadeia geral da criminalidade, pois passam a ter informações sobre como os crimes acontecem e por que, sobre como a violência passa a ser uma constante na vida de um jovem que pratica um furto ou assalto, por exemplo”, destacou a autoridade militar ao afirmar que, de posse dessas informações, cada um pode atuar dentro do seu espaço como líder para diminuir a possibilidade do registro de crimes.

O encontro desta quarta-feira contou com a participação de pessoas de toda a regional do Secovi Sul/SC, a qual engloba desde o município de Jaguaruna até Passo de Torres. De acordo com o presidente do Secovi Sul/SC, Juarez Sabino, a palestra sobre segurança em condomínios é a primeira de uma série de encontros que devem acontecer ao longo do ano, os quais têm como objetivo a informação e formação dos síndicos e gestores.

“As pessoas buscam cada vez mais segurança nos seus prédios, casas, onde trabalham, e sabemos que existem deficiências enormes quando falamos na questão segurança. Por isso, o Secovi busca informar os líderes em torno disto e de diferentes aspectos, dando continuidade à formação deles através de outras palestras e cursos durante 2017”, adiantou Sabino.

Texto: Vanessa Amando | Partner NBCom

Fotos: Douglas Nazario | NBCom


Coronel Cabral ministra palestra sobre segurança em condomínios14/03/17 A convite do Secovi Sul/SC, a autoridade militar vai falar para síndicos e a comunidade em geral Segurança de condomínios. Esse é o tema da palestra ministrada pelo ex-comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Criciúma, hoje na reserva da PMSC, Coronel Márcio José Cabral. O encontro acontecerá no dia 12 de abril, às......