NOTÍCIAS

Postado em 16 de Novembro de 2016 às 14h26

Secovi Sul/SC celebra Dia do Síndico com estimulo à gestão condominial

Condomínios (14)Eventos (12)

Planejamento 2017 com cursos e capacitações também serão apresentados em jantar celebrado em Criciúma

O final do mês de novembro é marcado pela celebração do Dia do Síndico. A data oficial é em 30 de novembro, mas o Sindicato da Habitação Sul de Santa Catarina (Secovi Sul/SC), vai promover na quinta-feira próxima (24), o jantar em homenagem aos profissionais. O local será no Centro de Eventos Germano Rigo, em Criciúma.

Neste ano vai ser apresentado o calendário 2017 de ações voltadas aos síndicos, fundamentais para o bom andamento dos condomínios residenciais, sejam eles horizontais ou verticais. “Muitos não valorizam essa profissão, mas ela exige gestão, bom relacionamento interpessoal e noções de planejamento estratégico. Queremos continuar ampliando a oferta de capacitação para nossos síndicos”, afirma o presidente do Secovi Sul/SC, Juarez da Silva Sabino.

Hoje a região atendida pelo Sindicato da Habitação do Sul compreende mais de mil condomínios, cada um deles exigindo uma estrutura administrativa coordenada pelo síndico ou as administradoras ligadas a ele. “Em 2016 promovemos dois cursos exclusivos para esses profissionais. Quantidade que será maior no próximo ano” garante Sabino.

Uma preocupação para 2017 é a segurança nos condomínios. Por isso um dos cursos já confirmados terá como ministrante o ex-comandante da PMSC, hoje na reserva da Polícia Militar, Márcio José Cabral. Capacitações nas áreas de finanças e responsabilidade civil também estão programadas. “Há pelo menos 20 anos atuo como síndica, estou satisfeita de ter possibilidade de aprender e me tornar mais profissional”, vibra dona Ana Rocha, síndica do edifício Heloísa em Criciúma.

Manual do Síndico

Desde 2012 que o Secovi Sul/SC também se preocupa em levar informação técnica de qualidade a categoria com a distribuição do Manual do Síndico. Esse ano a entidade fez uma nova impressão do periódico em grande quantidade que já está sendo distribuído gratuitamente em todos os condomínios e administradoras associados ao Secovi.

Jantar Solidário

Os convidados a participar do jantar do Dia do Síndico vão ter a oportunidade de ajudar as crianças da região a terem um final de ano mais feliz. Brinquedos em bom estado poderão ser entregues logo na entrada e serão doados para instituições beneficentes que se encarregarão da distribuição próximo do Natal.

Algumas funções do síndico no condomínio

O síndico tem a função de promover a gestão interna do condomínio, como:

- Manter um quadro de funcionários que garanta a segurança e limpeza do condomínio;

- Se forem funcionários contratados, manter o registro dos funcionários dentro do que determina a lei e a Convenção coletiva de trabalho da categoria, checar a idoneidade e segurança da empresa à ser contratada.

- Escolher através de cotações as empresas prestadoras de serviço (terceiros) sempre que possível com o acompanhamento do Subsíndico e Conselho.

- Chamar de acordo com a Convenção Condominial Assembleias Gerais Ordinárias e Extraordinárias

- Renovar anualmente o Seguro Obrigatório do Edifício além dos demais itens como limpeza da Caixa D´água, dedetização das áreas comuns e recarga de extintores.

- Renovação de documentação de Vistoria do Corpo de Bombeiros na periodicidade exigida por lei.

- Atender as necessidades e expectativas dos condôminos sempre que possível.

- Acompanhar e dar satisfação da situação dos inadimplentes aos demais condôminos

- Representar o condomínio sempre que necessário em juízo, tanto na esfera penal como na esfera civil.

----
Texto e fotos: Douglas Nazario | NBCom
Mais informações: Juarez da Silva Sabino / Presidente Secovi Sul/SC
(48) 99783571

Atenciosamente,
Nazario & Bortot Comunicação
Assessoria de Imprensa Secovi Sul/SC

Veja também

Secovi Sul/SC e Caixa promovem palestra sobre mercado do crédito imobiliário31/05/17 Vice-presidente do banco federal estará dia 8 de junho em Criciúma para tratar do tema Nos últimos 24 meses, cerca de 40% do mercado residencial no Sul catarinense foi movimentado graças ao Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. Em Criciúma e região, no mesmo período, o programa foi atribuído a aproximadamente 80% dos financiamentos residenciais. Os......

Voltar para NOTÍCIAS