NOTÍCIAS

NOTÍCIAS Condomínios

Postado em 11 de Janeiro de 2018 às 11h37

Condomínios investem em empresas privadas para melhorar segurança

Mercado imobiliário (30)Locação (9)Vendas (12)Institucional (33)Condomínios (14)

Associados do Secovi Sul têm a Empretec/TecServ como aliada na busca por segurança

O aumento da criminalidade e a defasagem na segurança pública, ambos a nível nacional, fazem com que as pessoas estejam cada vez mais preocupadas com a segurança de seus bens pessoais e materiais – tanto a família, como a casa, o carro ou a empresa. Prova disto é que, enquanto o poder público não consegue frear a violência, os setores ligados à segurança privada são uns dos que mais cresceram no Brasil nos últimos anos e devem continuar em alta, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese).

Trata-se da famosa lei da oferta e procura: quanto mais o cidadão busca por melhorias, novidades e avanços tecnológicos no que diz respeito à segurança, mais as empresas precisam buscar atualizações para não ficarem atrás nesse mercado competitivo. Pensando em seus associados também preocupados com a segurança e manutenção de seu patrimônio, o Sindicato da Habitação do Sul de Santa Catarina (Secovi Sul/SC) firmou uma parceria com a Empretec Vigilância Patrimonial e TecServ Prestadora de Serviços.

“Um dos objetivos do Secovi é estreitar relações e firmar parcerias com empresas que possam colaborar de forma positiva com os nossos associados. Desta forma, a Empretec/TecServ chega para somar nos quesitos segurança e manutenção, que é algo que nos preocupa muito hoje em dia”, destaca o presidente do Sindicato, Juarez Sabino.

Ele lembra que, enquanto muitas empresas não possuem os credenciamentos que o setor de segurança privada exige e atuam na clandestinidade, a Empretec está no mercado há quase 10 anos. “Além da credibilidade, eles possuem muita expertise quando o assunto é zeladoria e segurança de condomínios”, completa Sabino.

Associados ao Secovi terão descontos em qualquer serviço oferecido pela Empretec/TecServ. De acordo com o sócio-proprietário da empresa, Davi Teixeira, os trabalhos vão desde limpeza interna e externa, zeladoria, jardinagem, asseio e conservação até vigilância eletrônica e monitorada, vigilância humana armada e desarmada, rondas noturnas, portarias remotas, entre outros.

“Trabalhamos com métodos de segurança, tanto para condomínios verticais, como horizontais, e avaliamos cada caso. Todo condomínio é estudado individualmente para sabermos quais as necessidades daquele local e dos moradores”, explica Teixeira.

Principais erros

Segundo ele, além de contratar empresas de segurança privada que não são credenciadas junto aos órgãos responsáveis, como a Polícia Federal, outro grande erro dos condomínios é contratar os próprios moradores para cargos como zelador ou vigilante.

“No caso da empresa sem credenciamento, o barato pode custar caro. Elas costumam cobrar menos pelos serviços, mas é justamente porque não são qualificadas. Se fossem, estariam devidamente credenciadas. E, caso ocorra algum problema, essa empresa assumirá a responsabilidade?”, indaga Teixeira.

Ele completa: “já no caso da contratação de moradores, além de, na maioria das vezes, a pessoa não ter experiência, ela ainda tem acesso livre ao condomínio, podendo abandonar o posto para ir em casa a qualquer momento. Isso coloca o condomínio em grande risco. Sem contar que esse vínculo empregatício direto pode gerar um processo trabalhista no futuro, pois as funções de zelador e vigilante, por exemplo, exigem diversos cuidados e nem sempre os moradores sabem disso. Portanto, a segurança do condomínio deve ser prioridade, mas sem esquecer da segurança dos trabalhadores também”.

Atenciosamente,

Nazario & Bortot Comunicação
Assessoria de Imprensa Secovi Sul/SC & Tecserv/Empretec

 


Postado em 23 de Novembro de 2017 às 10h43

Dia do Síndico: cargo exige pulso firme e qualificação

Institucional (33)Condomínios (14)

Data é celebrada em 30 de novembro e síndicos dão dicas para quem está começando na função

Fundamental para o bom andamento das relações interpessoais em um ou mais edifícios (condomínio) e responsável pelo cumprimento de regras internas e legislações externas, além do comprometimento com a ordem, segurança, manutenção e limpeza destes ambientes. Este é o síndico, cujo dia nacional é celebrado em 30 de novembro.

O síndico Aguinaldo Vitório administra o Edifício Josephina, no Centro de Criciúma, há cerca de seis anos e afirma que ocupa a função com empenho e orgulho. “Não lembro de acontecimentos ruins, tenho os vizinhos como uma família mesmo. Tento resolver tudo com harmonia, felizmente não temos inadimplência no prédio, está tudo do jeito que um síndico gosta”, avalia.

Ele conta que o edifício é mais antigo e ele precisou correr atrás de praticamente tudo o que está relacionado a parte burocrática da administração de um prédio. “Não tínhamos nem CNPJ quando assumi, mas lido bem com a parte burocrática e isso é fundamental pra quem é síndico. Gosto de ler, me informar sobre leis e outras regras, o que é outra coisa importante”, ressalta.

A síndica Giselly Saturnino também está no cargo há cerca de seis anos. Ela é responsável pelo Residencial Montparnasse, no Centro de Criciúma, com 12 andares e 72 apartamentos. São diversos moradores, mas ela garante que os problemas que surgem são resolvidos da melhor forma possível entre eles. Inclusive, Giselly relata que cresceu bastante como pessoa e profissional nesses anos como síndica e dá dicas para quem ainda está começando.

“É importante saber lidar com a opinião das pessoas, saber ouvir, mas também ser firme e objetiva. Hoje, vou preparada para as reuniões, elaboro as propostas antes, estudo as leis. Com isso, conseguimos resolver problemas que muitas vezes ficam empatados. Sobre a reforma, por exemplo: muitos achavam que era cedo para fazer, mas apresentei nosso fundo de reserva e as propostas dos fornecedores já estavam prontas, então os moradores viram que era viável e aceitaram. Isso é gerir”, destaca.

Responsabilidades

O presidente do Sindicato da Habitação do Sul de Santa Catarina (Secovi Sul/SC), Juarez Sabino, lembra que o cargo de síndico existe para preservar o bem de terceiros. “O síndico tem a função de gerir, cobrar, comandar e até punir, mas tudo isso por um propósito maior, que é garantir a conservação do bem de terceiros, bem que deve ser cuidado para continuar sendo valorizado”, pontua.

Tanto os direitos, como os deveres dos condôminos de edifícios residenciais e comerciais estão expressos no Código Civil e Código de Defesa do Consumidor, portanto, são assegurados pela Lei. O devido cumprimento destas leis deve ser monitorado pelos síndicos. “É fundamental conhecer a legislação vigente e se qualificar. O síndico presta um serviço burocrático para terceiros, mas a maioria não está preparada para a função, por isso o Secovi tem promovido cursos, palestras e consultorias com frequência”, finaliza Sabino.

Atenciosamente,
Nazario & Bortot Comunicação
Assessoria de Imprensa Secovi Sul/SC

Texto: Vanessa Amando | Partner NBCom


Postado em 22 de Setembro de 2017 às 13h54

Associados ao Secovi Sul ganham descontos em cursos da UniCesumar

Institucional (33)Mercado imobiliário (30)Condomínios (14)

Parceria visa qualificar os profissionais do setor imobiliário

Com o objetivo de cada vez mais qualificar os profissionais do setor imobiliário, o Sindicato da Habitação do Sul de Santa Catarina (Secovi Sul/SC) firmou uma parceria com a UniCesumar. Agora, graças a este acordo, os membros associados ao Secovi Sul/SC poderão obter descontos em cursos voltados para a área habitacional ou outros setores na instituição de ensino.

“O curso de Negócios Imobiliários, que é específico e muito importante para a nossa área, está com desconto de 40% na mensalidade, isso apenas para associados ao Sindicato. Além disso, ele tem caráter de curso superior”, explica o presidente do Secovi Sul/SC, Juarez Sabino.

Caso o associado não tenha interesse no curso de Gestão Imobiliária, ele ainda terá descontos especiais em outros cursos da UniCesumar. “Temos excelentes profissionais no ramo imobiliário, mas ele ainda carece de formação mais técnica. A parceria com a UniCesumar vem como uma oportunidade para mudar esta realidade, estamos buscando implementar o aprendizado do corretor e outros profissionais”, reforça Sabino.

O acordo é válido para toda a área de abrangência do Secovi Sul/SC. Para realizar a matrícula o associado deve procurar uma unidade da UniCesumar. Os cursos são executados na modalidade Ensino à Distância (EaD). Mais informações através do telefone (48) 3437.6039, pelo e-mailsecovicr@gmail.com ou no site www.cursos.ead.cesumar.br/graduacao.

Texto: Vanessa Amando | Partner NBCom


Postado em 05 de Setembro de 2017 às 13h27

Plano personalizado aponta soluções para melhorar a segurança dos condomínios

Institucional (33)Condomínios (14)

Plano de Segurança Condominial é uma parceria do ex-comandante da PM em Criciúma, coronel Cabral, com o Secovi Sul/SC

Preocupado com o crescimento no número de crimes praticados contra pessoas e em residências e estabelecimentos comerciais, como assaltos e furtos, o Sindicato da Habitação do Sul de Santa Catarina (Secovi Sul/SC) disponibiliza uma solução para melhorar a segurança dos seus associados. Trata-se do Plano de Segurança Condominial (PSC), projeto desenvolvido pelo ex-comandante da Polícia Militar (PM) em Criciúma, o coronel da reserva Márcio José Cabral, e voltado para condomínios verticais e horizontais de cunho residencial ou comercial.

Coronel Cabral é consultor em segurança e um estudioso do assunto, tanto que o Plano foi criado após um estudo na área de quase 10 anos. “Durante este período, venho estudando furtos e assaltos em condomínios de Criciúma e região, acompanhando a evolução destes crimes, e percebi que os números saíram de uma zona de estabilidade para uma crescente, chegando a um aumento de mais de 20% ao ano nos últimos cinco anos”, revela Cabral.

Com base nestes dados e após trocar informações com colegas que trabalham com segurança pública e privada no Brasil todo, ele desenvolveu o PSC e buscou o apoio do Secovi Sul/SC para colocá-lo em prática. Através de uma consultoria que avalia e aponta soluções personalizadas para cada condomínio, os moradores e/ou trabalhadores passam a ter a garantia de que estão direcionando seus recursos para restabelecer a segurança de forma ideal.

Serviço personalizado

O Plano de Segurança Condominial oferece Laudo de Análise de Segurança Condominial (LASC), o qual é personalizado; treinamento/palestras de segurança para adultos do condomínio (pessoas acima dos 16 anos); treinamento/palestras de segurança para menores (adolescentes dos 12 aos 16 anos); e o Guia de Orientação de Segurança Condominial (GOSC), também personalizado. O PSC pode ser aplicado em condomínios residenciais e comerciais, shopping centers, outros estabelecimentos comerciais, prédios residenciais, além de servir como fonte de informação para os demais profissionais do ramo imobiliário.

O presidente do Secovi Sul/SC, Juarez Sabino, reforça que o coronel Cabral é um profissional gabaritado quando o assunto é segurança e que o Plano de Segurança Condominial é algo inovador. “Não tem nada semelhante na região. Sabemos que investir em câmeras e cercas elétricas, por exemplo, é importante, mas será que fazemos de forma correta? O Plano avalia tudo isso, além de englobar adultos e crianças, então é mais um serviço importante que o Secovi está prestando aos seus associados”, finaliza Sabino.

Para contratar o PSC é necessário ser associado ao Secovi Sul/SC. Informações sobre valores, agendamento de avaliações e formas de associação podem ser obtidas através do telefone (48) 3437.6039 ou pelo e-mail secovicr@gmail.com. É possível contratar o Plano completo ou escolher menos opções.

Atenciosamente,
Nazario & Bortot Comunicação
Assessoria de Imprensa Secovi Sul/SC


NOTAS SECOVI04/09/17 Sustentabilidade Presidente do Secovi Sul/SC, Juarez Sabino, esteve em Florianópolis, junto da executiva estadual, tratando da criação de novas oportunidades para geração de recursos para a entidade. O planejamento visa sustentabilidade, já que com o fim da contribuição sindical obrigatória em nível nacional, todos os setores se antecipam em......