NOTÍCIAS

Postado em 05 de Setembro de 2017 às 13h27

Plano personalizado aponta soluções para melhorar a segurança dos condomínios

Institucional (33)Condomínios (14)

Plano de Segurança Condominial é uma parceria do ex-comandante da PM em Criciúma, coronel Cabral, com o Secovi Sul/SC

Preocupado com o crescimento no número de crimes praticados contra pessoas e em residências e estabelecimentos comerciais, como assaltos e furtos, o Sindicato da Habitação do Sul de Santa Catarina (Secovi Sul/SC) disponibiliza uma solução para melhorar a segurança dos seus associados. Trata-se do Plano de Segurança Condominial (PSC), projeto desenvolvido pelo ex-comandante da Polícia Militar (PM) em Criciúma, o coronel da reserva Márcio José Cabral, e voltado para condomínios verticais e horizontais de cunho residencial ou comercial.

Coronel Cabral é consultor em segurança e um estudioso do assunto, tanto que o Plano foi criado após um estudo na área de quase 10 anos. “Durante este período, venho estudando furtos e assaltos em condomínios de Criciúma e região, acompanhando a evolução destes crimes, e percebi que os números saíram de uma zona de estabilidade para uma crescente, chegando a um aumento de mais de 20% ao ano nos últimos cinco anos”, revela Cabral.

Com base nestes dados e após trocar informações com colegas que trabalham com segurança pública e privada no Brasil todo, ele desenvolveu o PSC e buscou o apoio do Secovi Sul/SC para colocá-lo em prática. Através de uma consultoria que avalia e aponta soluções personalizadas para cada condomínio, os moradores e/ou trabalhadores passam a ter a garantia de que estão direcionando seus recursos para restabelecer a segurança de forma ideal.

Serviço personalizado

O Plano de Segurança Condominial oferece Laudo de Análise de Segurança Condominial (LASC), o qual é personalizado; treinamento/palestras de segurança para adultos do condomínio (pessoas acima dos 16 anos); treinamento/palestras de segurança para menores (adolescentes dos 12 aos 16 anos); e o Guia de Orientação de Segurança Condominial (GOSC), também personalizado. O PSC pode ser aplicado em condomínios residenciais e comerciais, shopping centers, outros estabelecimentos comerciais, prédios residenciais, além de servir como fonte de informação para os demais profissionais do ramo imobiliário.

O presidente do Secovi Sul/SC, Juarez Sabino, reforça que o coronel Cabral é um profissional gabaritado quando o assunto é segurança e que o Plano de Segurança Condominial é algo inovador. “Não tem nada semelhante na região. Sabemos que investir em câmeras e cercas elétricas, por exemplo, é importante, mas será que fazemos de forma correta? O Plano avalia tudo isso, além de englobar adultos e crianças, então é mais um serviço importante que o Secovi está prestando aos seus associados”, finaliza Sabino.

Para contratar o PSC é necessário ser associado ao Secovi Sul/SC. Informações sobre valores, agendamento de avaliações e formas de associação podem ser obtidas através do telefone (48) 3437.6039 ou pelo e-mail secovicr@gmail.com. É possível contratar o Plano completo ou escolher menos opções.

Atenciosamente,
Nazario & Bortot Comunicação
Assessoria de Imprensa Secovi Sul/SC


Postado em 04 de Setembro de 2017 às 14h13

NOTAS SECOVI

Institucional (33)Mercado imobiliário (30)Condomínios (14)

Sustentabilidade
Presidente do Secovi Sul/SC, Juarez Sabino, esteve em Florianópolis, junto da executiva estadual, tratando da criação de novas oportunidades para geração de recursos para a entidade. O planejamento visa sustentabilidade, já que com o fim da contribuição sindical obrigatória em nível nacional, todos os setores se antecipam em esclarecer aos associados sobre a importância de manter fortalecido o setor patronal.

Regularização Urbana e Rural
Sindicatos da Habitação de Santa Catarina (Secovis) aguardam aprovação do Projeto de Lei na Assembleia Legislativa do Estado (Alesc), que trata da regularização fundiária urbana e rural (PL 330/2016). É uma adequação à Lei Federal e em Santa Catarina vai normatizar a ocupação de áreas de invasão. Segundo o presidente do Secovi Sul/SC, Juarez Sabino, em Criciúma, casos de transferência de pessoas de áreas como Cristo Redentor, Natureza I e II, poderá ser feita de forma ordenada e com segurança para as famílias. Em ambientes rurais o avanço estará na possibilidade de regularizar módulos sem documentação, com fornecimento de escrituras. A expectativa é que a PL330/2016 entre em votação em novembro.


Postado em 29 de Agosto de 2017 às 13h57

Curso promovido pelo Secovi Sul/SC orienta processo de entrega das chaves e rescisão de contratos de locação

Locação (9)Mercado imobiliário (30)Cursos (8)Eventos (12)

Começou segunda-feira (28), e segue até a próxima quarta-feira (30), o curso “Aspectos práticos dos procedimentos para a entrega das chaves e rescisão de contratos de locação”, promovido pelo Sindicato da Habitação do Sul de Santa Catarina (Secovi Sul/SC). O encontro acontece no Auditório 102 da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), das 19 horas às 22 horas.

Há dois anos que Secovi Sul/SC promove capacitações para profissionais do ramo imobiliário, em virtude de uma deficiência de mercado observada na locação de imóveis. “Queremos que o inquilino seja visto como um parceiro e não como um problema ou com desconfiança. Estamos aqui para capacitar pessoas e para que haja entendimento neste processo, observando passo a passo, tudo que é necessário para evitar problemas e manter uma relação salutar entre empresa e cliente”, afirma o consultor imobiliário e facilitador do curso, Edemar Zimermann.

Segundo ele, a vistoria e a documentação iniciais são fundamentais para assegurar que tanto o proprietário como o locatário encerrarão o contrato sem prejuízos ou cobranças indevidas.

“Normalmente, o inquilino alega que está devolvendo o imóvel em melhores condições do que quando o pegou, por isso é importante ter em mãos toda a documentação de vistoria e verificar como o imóvel realmente está sendo devolvido, além de checar o pagamento das contas, como condomínio e energia elétrica”, adianta Zimermann.

Presença do público

Estão participando cerca de 50 profissionais do ramo imobiliário responsáveis pelos setores de rescisão de contrato de locação, vistoria e manutenção de imóveis, acertos e emissão de recibos de aluguel, prestação de contas ao proprietário e administrativo de forma geral são o público-alvo da capacitação. “Uma empresa bem preparada não deve apenas atender bem, ela precisa conseguir solucionar os problemas de seus clientes, sejam os donos dos imóveis ou quem aluga. E as capacitações do Secovi são promovidas para auxiliar nisto”, lembra o presidente do Secovi Sul/SC, Juarez Sabino.

Perfil do facilitador – Edemar Zimermann Junior é consultor imobiliário, especialista na Gestão Operacional de Vendas e Locação de Imóveis, especialista em Direito Imobiliário Aplicado à Gestão Empresarial (PUC-PR), graduado em Gestão de Negócios Imobiliários (PUC-PR), corretor de imóveis e avaliador imobiliário. Profissional atuante no mercado imobiliário no gerenciamento, coordenação e treinamento de equipes de angariação e avaliações imobiliárias e Instrutor de Treinamentos “InCompany”.

Atenciosamente,
Nazario & Bortot Comunicação
Assessoria de imprensa Secovi Sul/SC


Postado em 25 de Agosto de 2017 às 14h20

Secovi move ação coletiva contra o Estado por cobrança ilegal de ICMS nas faturas de energia

Institucional (33)Condomínios (14)

Orientação da entidade é para que associados assinem termo de adesão e não ingressem com processos individuais em torno do mesmo tema

Por conta de uma cobrança indevida do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) nas faturas de energia elétrica, o Sindicato da Habitação do Sul de Santa Catarina (Secovi Sul/SC) ingressou com uma ação judicial coletiva contra o Governo do Estado. O assessor jurídico do Sindicato, Alexsandro Macedo Vieira, explica que o processo é em desfavor do Estado e não das distribuidoras de energia porque trata-se de um tributo cobrado pelo Governo estadual, enquanto as empresas são meras arrecadadoras.

A ação foi movida no fim de 2016, engloba todas as entidades representadas pelo Secovi Sul/SC, em especial os condomínios (residenciais, comerciais, shoppings), e os encargos já estão sendo cobrados desde então. Portanto, a orientação da entidade é que os associados não entrem com ações por conta própria em torno do mesmo tema.

“Primeiro porque todo processo jurídico gera custos e eles terão despesas desnecessárias, pois já estamos cuidando do assunto. Segundo porque é mais fácil e rápido a Justiça analisar ações coletivas do que individuais, então temos chances maiores de sucesso na ação conjunta, que representa uma categoria geral”, pontua o presidente do Secovi Sul/SC, Juarez Sabino.

Vieira também explana que são três fatores geradores da cobrança de ICMS: a tributação em cima da distribuição está correta, o que é considerado ilegal é a cobrança em torno da geração e transmissão de energia. “No Brasil, a grande maioria das distribuidoras de energia elétrica cobra indevidamente o ICMS seguindo a recomendação de seus Estados. Com isso, muitas ações já foram abertas e cabe o entendimento da Justiça, é claro, mas ela tem decidido contra o Estado em muitos casos”, destaca o assessor jurídico.

“A motivação que o Secovi teve para acionar judicialmente o Governo do Estado foi o fato das empresas estarem sendo lesadas financeiramente, e o nosso papel como representantes de classe é promover ações que tragam benefícios aos associados”, finaliza o presidente Sabino.

Termo de adesão

Representantes legais e associados estão sendo convidados para aderirem ao termo de adesão à ação civil coletiva ajuizada pela entidade. Para ter direito aos benefícios do processo, interessados deverão comparecer à sede do Secovi/Sul que fica na Associação Empresarial de Criciúma (Acic). Especialmente os síndicos, devem estar munidos de cópias da convenção de condomínio, do edital de convocação e da ata do mês de agosto que os elegeu.
Na região Sul catarinense, o Secovi representa associados de Orleans até Passo de Torres. Caso a Justiça decida favoravelmente ao Sindicato, todos serão beneficiados, por isto é importante fazer contato com a entidade e aderir à ação, inclusive mantendo os dados cadastrais sempre atualizados, o que pode ser feito através do telefone (48) 3437.6039 ou pelo e-mail secovicr@gmail.com.

Texto: Vanessa Amando | Partner NBcom
Fotos: Divulgação / Arquivo Secovi Sul/Sc

Mais informações:
pelo telefone (3437.6039) e na sede do SECOVI SUL/SC, na Acic.

Atenciosamente,
Nazario & Bortot Comunicação
Assessoria de Imprensa Secovi Sul/SC